quarta-feira, 7 de maio de 2008

Válvula Hidráulica de Segurança e Bloco Hidráulico de Segurança

Bloco de Segurança Bosch Rexroth tipo “N” para prensas hidráulicas .

O bloco manifold de segurança Bosch Rexroth tipo N com válvulas importadas da Matriz localizada na Alemanha é o mesmo utilizado e aprovado na Comunidade Européia.
Este bloco foi desenvolvido para atender as exigências com relação à segurança em prensas hidráulicas - EN 693 e em atendimento as normas EN 954 / NBR 14153, possuindo redundância de comandos e monitoramentos.
Aplica-se em prensas hidráulicas desprovidas de sistema de segurança normalizado, com o objetivo de regularizar suas condições de operação segura.

Componentes do bloco de segurança Bosch Rexroth:

· Duas válvulas direcionais
4WE6U10B62/EG24K4QM0G24 marca Bosch Rexroth com acionamento elétrico de 24VCC e monitoradas por sensor indutivo tipo QM (Válvulas A, B).
· Válvula de segurança mecânica DBDS10K18/315 marca Bosch Rexroth que evita a multiplicação de pressão no cilindro hidráulico (Válvula C).

Características:

O bloco manifold de segurança tipo N é instalado como um complemento do sistema hidráulico existente em prensas já existentes e sem sistema hidráulico de segurança, este bloco deve ser controlada e monitorada por CLP de segurança ou lógica equivalente. Esta lógica de comando elétrico deve testar os sensores de monitoramento das válvulas hidráulicas a cada ciclo, garantindo que todos os sensores estejam ligando e desligando conforme comandos do ciclo de trabalho, inclusive os redundantes de forma separada e independente.
Se em um determinado ciclo algum dos sensores das válvulas não responder adequadamente, permanecendo ligados ou desligados (indicação de defeito), a lógica elétrica deverá interromper o trabalho da máquina e entrar em modo de emergência, pois com um só comando, sem a redundância a máquina não pode funcionar.

Atendimento as Exigência da EN 693:

· Possuir válvulas de segurança específicas independentes do comando da prensa e com a garantia de que por qualquer anormalidade ocorra à interrupção imediata do movimento do cilindro. O bloco de segurança tipo “N” é instalado como bloqueador do pistão hidráulico e no caso de anormalidade no comando hidráulico da prensa não haverá qualquer prejuízo no funcionamento do bloco de segurança instalado independentemente.
· Evitar movimentos de fechamento perigoso da prensa como resultado de acionamentos acidentais ou por ação da gravidade. O bloco de segurança tipo “N” só permite o fechamento da prensa quando todas as condições de segurança forem atingidas e o fechamento liberado por comando elétrico duplo para as duas válvulas “A” e “B”.
· Ter ao menos dois componentes independentemente controlados e monitorados, estando ligado um após o outro em série para termos redundância. No bloco de segurança tipo “N” as válvulas “A” e “B” tem as mesmas funções e são dispostas em série, garantindo a redundância entre elas. Suas posições são monitoradas por contatos reversíveis, permitindo ao CLP de segurança ou comando similar detectar qualquer eventual situação de risco e no caso interromper imediatamente o funcionamento da prensa.
· Na posição neutra (desligado) impedir a pressurização na área do pistão do cilindro. No bloco de segurança tipo “N” as válvulas “A” e “B” possuem linhas de despressurização da área do pistão do cilindro, sendo que quaisquer umas das duas independentemente despressurizam a área do pistão. Para pressurizar a área do pistão do cilindro será necessário que as duas válvulas sejam acionadas. Suas posições acionada ou desacionada, são monitoradas pelo comando elétrico de segurança.
· Monitorar a posição do embolo das válvulas de segurança. As válvulas “A” e “B” tem seus êmbolos monitorados por contatos reversíveis, tanto na condição acionada quanto na posição desacionada.
· Proteger o sistema contra multiplicação de pressão no lado anular do cilindro. Em caso de descontrole com sobre-pressão no lado anular do cilindro a válvula “C” faz alívio de pressão. A válvula “C” é ajustada para 20% acima da pressão de trabalho normal.

Os componentes do bloco de segurança tipo “N” possuem boa acessibilidade e suas posições estão identificadas.
Para o cilindro se movimentar sempre será necessário o acionamento das duas válvulas direcionais elétricas do bloco de segurança. Em razão da redundância das válvulas, se apenas uma válvula direcional for acionada o cilindro não se movimentará.

O bloco de sergurança por si so não confere a máquina a segurança exigida na NT16/05, também são necessários equipamentos como cortina de luz, bi-manual, emergencia, calço de segurança, contatores de segurança inclusive no motor, monitor do curso do martelo e fundamentalmente um CLP ou CONTROLADOR DE SEGURANÇA capaz de cumprir as exigencias da EN693.

Fonte: Rexroth e Hidrosistemas

Adaptação: Leonardo A. do Nascimento

Cachoeirinha, 07 de maio de 2008



Nenhum comentário: