domingo, 13 de março de 2011

NOVA NR12


A nova NR 12 é um divisor de águas no tema proteção de máquinas, são inúmeras as exigências técnicas incorporadas, algumas já conhecidas mas pouco praticadas por falta de uma legislação especifica que exija de forma clara todos os aspectos técnicos.

Porem nem todas as máquinas terão viabilidade técnica e financeira para receberem as modificações que a NR traz, neste caso, cabe aos profissionais especializados iniciar um plano de ação que começa por um mapeamento, passando por uma analise criteriosa de cada ponto de risco e por fim de um projeto de segurança que incorpora soluções definitivas para as máquinas viáveis e alternativas para as máquinas que necessitam ser substituídas. Alem disso, um bom planejamento pode incorporar diferenciais técnicos nas máquinas que tragam não só segurança mas também inovações tecnológicas para potencializar a produção e reduzir os custos com manutenção, set-up e consumo de energia. Temos alguns exemplos como uma grande fábrica de bebidas do RS na qual participei do projeto de modernização eletrônica com implantação de segurança. Foram realizadas migrações dos CLPs de controles das máquinas com mais de 20 anos de uso, para Controladores com Segurança incorporada, esta operação reduz os riscos de acidentes e de parada de máquina por conta de um software atualizado e amigável, alem disso traz informações de produção para o sistema corporativo de gerenciamento da planta. Ou seja, alem de obedecer a legislação de segurança a empresa vai contar com uma gestão completa de sua produção permitindo identificar gargalos e otimizar os resultados.

Aguns profissionais já identificaram estas oportunidades e em vez de levar um "problema" e uma despesa para sua diretoria decidir, estão levando projetos de segurança com automação embarcada muito bem embasados e com resultados calculados, desta forma viabilizam o investimento e acima de tudo mostram a sua importância para a organização.


Temos um limão, quel tal fazer uma limonada ?!

Leonardo A. do Nascimento
leonardo.a.nascimento@gmail.com